Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores em Meios Consensuais de Resolução de Conflitos
FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA EM MEDIAÇÃO TRANSFORMATIVA DE CONFLITOS (2021)
Conteúdo Programático/ Estrutura Curricular
COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E OPTATIVOS |
CARGA HORÁRIA |
MÓDULO I |
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Panorama histórico Modelos consensuais de solução de conflitos. Deontologia do Mediador, Psicologia e tratamento das pessoas com relação aos aspectos da ética, do humanismo e da espiritualidade. Ética de conciliadores e mediadores O terceiro facilitador: Funções, postura, atribuições, limites de atuação, imparcialidade X neutralidade, ética. Código de Ética, remuneração e supervisão. |
1 h/a |
Legislação brasileira. Projetos de lei, lei dos juizados especiais, Res. CNJ 125/2010. Novo Código de PROCESSO Civil e lei da Mediação. Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos.. Princípios constitucionais: Princípio de acesso à justiça e pacificação social; Importancia da Capacitação; Mudança de mentalidade: papel do CNJ, Tribunais e instituições públicas e privadas. Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (MASCs) Histórico. Panaorama Nacional e Internacional. Cultura de Paz; Noções Gerais e diferenciação entre os principais métodos de resolução de conflitos Diferenças e semelhanças entre Mediação e Conciliação. |
3 h/a |
Teoria da Comunicação/Teoria dos Jogos Aportes à teoria da Comunicação Comunicação verbal e não verbal Axiomas da Comunicação. Escuta Ativa. Comunicação nas Pautas de interação e no estudo do inter-relacionamento humano: aspectos sociológicos (ilusórios imaginários, paradigmas e preconceitos) e aspectos psicológicos (identidade, interesses, necessidades, inter-relações e contrato psicossocial tácito: inter-relações pessoais, profissionais e sociais). |
4 h/a |
Teoria da Comunicação/ Teoria dos Jogos ( continuação) Aportes à teoria da Comunicação Moderna Teoria dos Conflitos: Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Formas de resolução de conflitos adversariais e não adversariais Aportes da teoria dos Conflitos à Mediação. |
4 h/a |
TOTAL DE HORAS/AULAS DO MÓDULO I |
12 h/a |
MÓDULO II |
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Negociação. Conceito. Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses). Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva). |
2 h/a |
Conciliação Conceito e filosofia. Conciliação ou mediação? |
2 h/a |
Conciliação (continuação) Conciliação judicial e extrajudicial. Técnicas (recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção) acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade). |
3 h/a |
Conciliação e suas técnicas (Início) Etapas (planejamento da sessão, apresentação ou abertura, esclarecimentos ou investigação das propostas das partes, criação de opções, escolha da opção, lavratura do acordo). |
1 h/a |
Conciliação e suas técnicas (continuação) Técnicas (acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade). |
2 h/a |
Interlocução baseada nos temas de paradigmas e conflito a partir do filme Casa de Areia e Névoa como atividade da Tarefa à Distância. | 2 h/a |
Finalização da Conciliação Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito). Redação do acordo: requisitos mínimos de exequibilidade. Encaminhamentos e estatística. |
2 h/a |
O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos no processo de conciliação. Os operadores do direito (o magistrado, o promotor, o advogado o defensor público, entre outros ) e a mediação… |
2 h/a |
O papel do conciliador e sua relação com os envolvidos no processo de conciliação: (continuação.). Papel e Resistência. Técnica para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação. |
1 h/a |
Contornando as dificuldades: descontrole emocional, embriaguez, desrespeito. Simulação |
3 h/a |
TOTAL DE HORAS MÓDULO II |
20 h/a |
MÓDULO III |
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A Mediação Definição e Conceitualização. Conceito e Filosofia Mediação Judicial e extrajudicial, prévia e incidental; mediação (acolhida., declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). |
1 h/a |
As Escolas ou Modelos de Mediação Os diferentes modelos e suas ferramentas: Harward ou facilitativo, transformativo, circular – narrativo, avaliativo; A negociação cooperativa de Harward (posições e interesses, aspectos emocionais que envolvem a negociação, solução ou soluções parciais ou totais). |
3 h/a |
Mediação e suas técnicas. Etapas – Pré-mediação e Mediação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo); Técnicas ou ferramentas (Comediação, recontextualização identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão). |
4 h/a |
Áreas de utilização da mediação: Empresarial, familiar, civil, penal e Justiça Restaurativa. O envolvimento com outras áreas do conhecimento. |
2 h/a |
A mediação judicial Vinculação ao poder judiciário? O gerenciamento do processo e os centros de resolução de disputas; A Cultura de Paz (Politica Pública e a necessidade de mudança de mentalidade) Código de ética do mediador. Interdisciplinaridade da Mediação: Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: Psicologia, Sociologia, Antropologia, Direito. |
2 h/a |
Paradigmas: Conceito e Características: Mudanças Paradigmáticas, Paradigma Mecanicista e Paradigma Sistêmico para identificar as origens e constituição da mediação como metodologia na contemporaneidade. A Influência em diferentes áreas do conhecimento (Antropologia, Sociologia, Física, Teoria Geral dos Sistemas, Biologia, Cibernética e Teoria da Comunicação). Implicações dos paradigmas na Mediação e no papel do Mediador. Mudanças Paradigmáticas Implicações na Mediação. Técnicas de reformulação e escuta ativa para rever e reavaliar os paradigmas familiares e culturais das partes, como busca de alternativas para resolver conflitos. Dinâmica: Como se estruturam os paradigmas culturais, familiares e culturais? Os paradigmas compondo o sistema de crenças das partes e do mediador. |
2 h/a |
Epistemologia e Mediação de Conflitos Epistemologia – Definição e Conceitualização. Teoria ou Ciência da Origem, Natureza e Limites do Conhecimento. Articulação com a fundamentação das ciências, princípios e abordagens que regem a teoria e a prática da Mediação. |
2 h/a |
Comunicação Não Violenta – Teoria segundo Marshall Rosemberg
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4 h/a |
Aportes da Teoria da Narrativa Definição. Elementos da Narrativa. A história de vida como narrativa. O conflito como narrativa. Implicações para a visão do Mediado e a função de Mediador. Reconstrução do significado. Diálogos transformadores. Revisão do sistema de crenças, versões do conflito. Reconstrução do significado X possibilidade de revisão e acordos de satisfação mutua. Reconstrução do significado e novas narrativas. A “Narrativa Pessoal do Mediador”: Como cada aluno identifica sua narrativa pessoal como oportunidade e recurso para estruturação de sua ética e neutralidade como mediador. |
2 h/a |
Aportes da Teoria do Observador – Aportes da teoria do observador à mediação. Conceito e Sistemas de Referência do Observador. Transdisciplinaridade das Teorias Estudos da Cibernética, Teoria Geral dos Sistemas, biologia e visão construtivista aplicados à mediação. Responsabilidade da observação do mediador. Postura, Limites, Neutralidade & Imparcialidade do mediador. Relevância do aporte para fundamentar neutralidade e imparcialidade do mediador e a visão dos mediados sobre o conflito e legitimidade à “verdade” de cada um. |
2 h/a |
Ferramentas para a formação do mediador e conciliador na construção do Dialogo: Técnicas narrativas – Técnicas Narrativas Interrogativas (perguntas). Escuta Ativa. Forma Afirmativa. Escuta Ativa. Forma Interrogativa: Perguntas: Tipos de perguntas – Lineares, circulares, reflexivas, sistêmicas e autoimplicativas.A estruturação das ferramentas Forma Afirmativa: resumo, enquadre, reenquadre, reformulação, conotação positiva, postura reflexiva, processos reflexivos para identificar os interesses expressos e implícitos e a análise lógica das propostas para os acordos de mutua satisfação. |
4 h/a |
Mediação Conceito e modelo; Cultura de Paz e Métodos de Solução de Conflitos Panorama nacional e internacional; Enfoque Normativo: Código penal leis da mediação e apresentação do Projeto Cantareira de Mediação Penal Interdisciplinar. |
3 h/a |
Interlocução baseada nos temas de da Teoria da Comunicação e papel do mediador a partir do filme Doze homens e uma sentença, atividade solicitada como Tarefa à Distância | 1h/a |
Teoria do Sujeito e da Linguagem. Visão pragmática da linguagem e sua influência na Construção e Solução de Conflitos. O conhecimento, as relações e os indivíduos constituídos nas práticas discursivas. Verdades socialmente construídas e sua articulação com a estruturação do conflito trazido pelas partes. Aspectos sociológicos: paradigmas, valores, crenças e preconceitos, na formação do sujeito e da linguagem. Aspectos psicológicos: identidade, interesses, necessidades. Relacionamentos pessoais, profissionais e sociais, na formação do sujeito e da linguagem. |
2 h/a |
Ciclo de vida familiar Visão geral da diferentes etapas vida familiar e sua articulação com a prática da mediação. Simulação de caso de mediação familiar. |
2 h/a |
Mediação Educacional Colocando em prática os fundamentos conceituais. Preparação dos alunos que irão atuar como mediadores, como equipe reflexiva e como mediados. |
2 h/a |
Simulação – Atendimento de caso simulado no âmbito Educacional. | 2 h/a |
Rede Social na Mediação Conceitualização e características. Modelo de rede pensado por Sluzki. Prática da Mediação e Redes de Diálogo. Rede Social e diferentes configurações na mediação de conflitos. |
4 h/a |
TAREFA À DISTÂNCIA * (A DESCRIÇÃO DA TEREFA À DISTÂNCIA ENCONTRA-SE ABAIXO DO QUADRO DA GRADE CURRICULAR) |
4 h/a |
TOTAL DE HORAS DO MÓDULO III |
48 h/a |
TOTAL DE HORAS DO MÓDULO TEÓRICO |
80 h/a |
MÓDULO PRÁTICO |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
60 h/a |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO |
140 h/a |