Círculos Restaurativos em Escolas


  • Nas escolas, as situações de conflitos muitas vezes sutis e imperceptíveis que rapidamente emergem para a  escalada da violência, são recorrentes. Preocupadas, as equipes escolares têm chamado o Instituto THEM com maior frequência para a realização de Círculos Restaurativos.
  • Os Círculos Restaurativos favorecem um convívio mais harmônico, que parte do conhecimento das histórias dos envolvidos. Representam uma mudança de paradigma no contexto educacional no sentido de que  conhecer os colegas e saber suas opiniões, adotando uma forma de comunicação respeitosa e colaborativa que vem melhorando a convivência.
  • Tem se mostrado importante para acolher os alunos com pouco espaço para expor seus sentimentos. No Círculo cria-se uma relação de confiança e se oportuniza a reflexão sobre seus sentimentos, pensamentos, necessidades, ações e  responsabilidade de cada um dos participantes.
  • Em coerência com os princípios da Justiça Restaurativa, pensamos na necessidade de que os benefícios dos Círculos Restaurativos atinjam também os alunos diretamente envolvidos na ocorrência e que eventualmente tenham se retirado da escola.